info
Obrigado por visitar o nosso site! Partilhe com os seus amigos.

Site Paroquial de Pombal

Notícias / Galeria

Pinheirinho

Comunidade
Padroeiro
Comissão
  • À volta da capela do Pinheirinho, reunem-se os lugares do Pinheirinho, Motes e Vale de Cavadinha.

    Temos na nossa Capela:
    - 1 grupo de MCC
    - 3 Acólitos
    - Grupo coral

    Realizam-se aqui 2 festas anuais:
    - Festa em Honra de São Jorge (domingo a seguir ao 23 de Abril; Missa às 14h00)
    - Festa em Honra de São Vicente (26 de Dezembro; Missa às 14h00 com Procissão)
    Em relação ás instalações a capela tem as Salas de Catequese.
  • SÃO VICENTE


    S. Vicente é o mais célebre dos mártires hispânicos, o único que se encontra incorporado na liturgia da igreja universal. O seu dia celebra-se a 22 de janeiro.

    Desde muito cedo foi objeto de um culto amplamente difundido. Já o grande poeta Paulino de Nola, que viveu na segunda metade do século IV e na primeira do século V, lhe atribuía o mesmo estatuto que o de S. Ambrósio em Itália, ou o de S. Martinho de Tours na Gália. O seu contemporâneo Prudêncio dedica-lhe um longo poema, além de largo excerto noutro hino a propósito da cidade natal do mártir, Saragoça. Nos primeiros anos do século V, por volta de 410-412, Agostinho assim dizia em Cartago num dos sermões compostos para a missa da festa do mártir ("Sermo" 276, PL 38, 1257):

    «Qual é hoje a região, qual a província, até onde quer que se estenda tanto o império romano como o nome de Cristo, que não rejubile por celebrar o dia consagrado a Vicente?»

    Segundo a tradição hagiográfica, os acontecimentos ter-se-iam passado na sequência de uma série de decretos dos imperadores Diocleciano e Maximiano, emitidos nos anos 303 e 304, que intentavam reprimir o culto cristão por todo o império. Vicente seria diácono em Saragoça, quando é preso por um governador de quem não temos qualquer outra referência e cuja existência é muito problemática, de nome Daciano. Recusando revelar o sítio dos livros de culto e abjurar, como ordenava o decreto imperial, é levado para Valência (episódio singular, pois Saragoça e Valência pertenciam a províncias distintas, uma à Tarraconense, a outra à Cartaginense, cada uma com o seu próprio governador). Das sequelas do interrogatório sob tortura a que foi submetido, faleceu a 22 de janeiro do ano 304.



  • A capela tem uma comissão formada por 4 Pessoas.

    Membros

    Joaquim Gomes

    Ilídio Silva

    Jesuína Agostinho

    Benilde Ferreira