Site Paroquial

Notícias / Galeria

Movimento de Cursos de Cristandade

Calendario
  • Os Cursilhos de Cristandade são um Movimento de Igreja, directamente dependente do seu bispo diocesano, que procuram de acordo com as suas orientações dar resposta ao Plano Pastoral Diocesano, dentro do seu campo específico.

O MCC tem uma mentalidade e método próprios , quer ajudar as pessoas a descobrir e a ocupar com responsabilidade o seu lugar no mundo, como discípulos de Cristo e como membros da Igreja e uni-las por meio da amizade humana, da vivencia da fé cristã e da acção apostólica.

O MCC terá como principio ; Ser um movimento de Igreja ; promova a espiritualidade cristã ; que seja vivencial: que leve as pessoas a um encontro pessoal com Deus vivo e pessoal, consigo mesmo , com os irmãos e com o mundo; que seja agente com função especifica na pastoral; que fermente de Evangelho os ambientes; que crie comunidade; que se comprometa e que comprometa.

O MCC , possibilita a vivencia e a convivência do Fundamental Cristão, ajudam a descobrir e a realizar a vocação pessoal e tornam possível a criação de núcleos ( grupos de vida) , de cristãos .

Que vão fermentando de Evangelho os ambientes. ( os ambientes são todos os locais onde vivemos e convivemos com todas as pessoas, trabalho , amigos, diversão , etc.) Fermentar de Evangelho os Ambientes , é a mesma coisa que encher de espirito cristão o meio social ou evangelizar a cultura.

O MCC pretende que estes grupos vivam a Graça de Deus de um modo consciente, crescente e comunicada .

O MCC vive e convive o seu Fundamental Cristão e o compromisso apostólico. Mas o compromisso exercem-no, cada um em separado , ou em grupo, inseridos na pastoral da Igreja , a nível paroquial , diocesano ou nacional.

O MCC é a proclamação Kérigmática da mensagem de Cristo , com vista à vivencia do Mistério Pascal.

Embora o MCC seja um movimento de leigos, nele trabalham sacerdotes e leigos na mesma sintonia. Pede-se que os dirigentes , sacerdotes e leigos , sejam sinais autênticos da Igreja Comunidade.

Em Pombal existem cerca de 6 grupos de vida , com cerca de oito pessoas cada um. Esta escola de formação funciona de 15 em 15 dias , orientada pelo P. João Paulo , tendo o seu calendário organizado para todo o ano pastoral e sempre seguindo as orientações do Secretariado Diocesano .

Uma vez por mês celebramos a Eucaristia . Na outra semana temos tema de formação , com documentos da Igreja ,temas proposto pela Diocese e outros . Também uma vez por mês os grupos reúnem-se todos em Ultreia ( reunião das reuniões de grupo ), tendo uma frequência de 70 a 80 pessoas .

• Restantes Reuniões
    03/06-Mar
    111ºCursilho de Senhoras
    10-Abr