Obrigado por visitar o nosso site! Partilhe com os seus amigos.

Adoração ao Santíssimo pelas Vocações

O Grupo de Acompanhamento Vocacional de Pombal deslocou-se, no passado domingo dia 11 de Dezembro, a Coimbra, mais concretamente à Igreja de São Tiago (Santuário das Vocações), para rezar pelas vocações. A adoração ao Santíssimo pelas vocações teve início há quatro anos e é assegurada diariamente, inclusive fins-de-semana, entre as 08h00 e as 20h00, por várias pessoas de toda a Diocese. A Paróquia de Pombal é responsável pelo segundo domingo de cada mês, entre as 16h00 e as 18h00, e está representada por membros do Grupo de Acompanhamento Vocacional. O grupo convida todas as pessoas que se queiram juntar a este momento único de oração a deslocarem-se a Coimbra, para juntar a sua voz a outras tantas que pedem, de forma incansável, pelas vocações, principalmente de jovens que queiram abraçar o sacerdócio.

Vigília de oração pelos Seminários

O Grupo Acompanhamento Vocacional (GAV) da Paróquia de Pombal, promoveu, no passado dia 8 de Novembro, uma vigília de oração, integrada na Semana Nacional de Oração pelos Seminários. Estes momentos levaram-nos a reflectir que o motor de toda a vocação sacerdotal é a misericórdia de Deus. Rezámos por todos os seminaristas e por todos aqueles que se entregam à Igreja, ao seu serviço, através do sacerdócio ministerial, para que sejam fruto de um encontro pessoal com Jesus Cristo, autor de toda a vocação. Nesta oração comunitária, marcaram presença os jovens de Pombal que estão em tempo de discernimento e muitos outros que buscam um sentido para a vida. Olhar e deixarmo-nos olhar por Jesus, pelo Seu olhar cheio de ternura e misericórdia, com alegria, foi o convite que nos foi feito. Deus continua insistentemente a chamar, apesar das nossas debilidades e infidelidades. Damos graças a Deus por todos aqueles que respondem com alegria a esta chamada e pedimos que continuem a dar o seu sim, de uma forma generosa e crescente.

GAV em Oração pelas Vocações

O Grupo de Acompanhamento Vocacional (GAV) de Pombal deslocou-se ao Seminário de Coimbra, no passado dia 12 de Maio, para participar na Vigília de Oração pelas Vocações. O grupo esteve representado por um elemento do grupo, a Cândida, e três pré-seminaristas de Pombal: David, Ivan e Vítor. O dia 12 de Maio foi especial, porque o Seminário uniu-se em oração ao Santuário de Fátima, em contemplação de Nossa Senhora, Santa Mãe de Deus. “Ela é a Senhora mais brilhante que o sol, que veio para anunciar palavras de paz, de exigência e de esperança num tempo de desalento e de sofrimento”. Actualmente, o mundo precisa de ouvir “sins” ao apelo de entrega da vida ao amor pelos irmãos. Os fiéis presentes na vigília pediram à Mãe de todas as Vocações o dom de muitas e santas vocações sacerdotais, de consagração religiosa e de vida matrimonial. Para os representantes de Pombal, este momento foi muito rico e intenso, pelo facto de estarem unidos, em oração, aos peregrinos presentes no Santuário de Fátima. Naquela noite foi possível recordar o “sim” de Maria: “Eis a serva do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra”. O “sim” de Maria permitiu acender uma luz de esperança à humanidade que vivia nas trevas. Na mesma noite, contemplaram os “sins” dos pastorinhos, que acolheram o projecto de Deus e aceitaram ser instrumentos de paz, assim como de todos aqueles que oferecem a sua vida a Deus. Mas, são necessários mais operários. O Grupo de Acompanhamento Vocacional de Pombal orienta todos os que sintam o apelo, promove e participa em vários momentos de oração pelas vocações.

Vigília de Oração pelas Vocações :: 12 de Abril de 2016

A comunidade de Pombal associou-se à Semana de Oração pelas Vocações. A semana encerrou, no domingo dia do Bom Pastor. Durante uma semana, mais de setenta pessoas asseguraram uma corrente de oração diária e permanente. O momento alto desta semana ocorreu no dia 12, com a Vigília de Oração pelas Vocações, e teve como fio condutor a mensagem do Papa: “A Igreja, mãe das vocações”. A celebração, presidida pelo estagiário Rodolfo Albuquerque, foi rica em momentos de oração. A vigília foi dividida em três momentos. No primeiro momento, os presentes tiveram consciência que a vocação nasce de comunidades vivas, identificadas com o dinamismo da graça baptismal. Diz-nos o Papa que “o chamamento de Deus acontece através da mediação comunitária. Deus chama-nos a fazer parte da Igreja”. Num segundo momento, a comunidade percebeu que a vocação é sustentada pela Igreja. O surgimento de vocações e a sua escassez é responsabilidade de todos e de cada um de nós. O Papa quer que a Igreja, em cada comunidade, seja, a exemplo de Maria, seio materno que acolhe e cuida das vocações. “A maternidade da Igreja exprime-se através da oração perseverante pelas vocações e da acção educativa e de acompanhamento daqueles que sentem o chamamento de Deus”. A comunidade de Pombal conta, actualmente, com a disponibilidade de cinco jovens, que frequentam o pré-seminário. Os jovens estiveram presentes na vigília e são assíduos nas suas orações. O último momento da vigília – a vocação cresce na Igreja – despertou-nos para o facto de que somos testemunhas da vida cristã. Devemos sentir que a falta de vocações também é uma culpa nossa, pela nossa falta de testemunho. Aceitemos o desafio de vivermos, de modo particular, as obras da misericórdia. A comunidade de Pombal respondeu a esta Vigília de oração com um grande número de fiéis, que, apesar de ser um dia de semana e á noite, não ficou em casa e preencheu os bancos da Igreja do Cardal com um grande número, mostrando, assim, que não são indiferentes à escassez de vocações, principalmente de sacerdotes.